Casamento religioso com efeito civil

É necessário seguir alguns passos:

Primeiramente dar entrada na Certidão de Habilitação em cartório relativo à residência de um dos noivos. No entanto, isso só pode ser feito aproximadamente 90 dias antes da data da cerimônia. Isso porque uma vez emitida, a habilitação tem validade de 90 dias, ou seja, se o casal der  entrada muito antes, a mesma perderá a validade. Ao dar a entrada na documentação a habilitação ficará pronta em 30, 40 dias, dependendo do cartório.

De posse da habilitação o próximo passo será entregá-la à instituição (igreja) ou religioso que oficiará a cerimônia. Estes formularão a ata do casamento religioso com efeito civil. Esta ata será levada pelo celebrante no dia da cerimônia e constará os dados e assinaturas dos noivos e  duas testemunhas.

O último passo será então o reconhecimento da assinatura do celebrante.  Logo após, retornarão ao cartório que deram entrada na documentação para conseguirem enfim a Certidão de Casamento.

Para a realização de uma cerimônia religiosa com efeito civil é necessário que o celebrante, o religioso que irá fazê-lo, tenha a formação acadêmica teológica e esteja vinculado à uma instituição religiosa (igreja) que possa emitir a ata com efeito civil.